Procedimentos médicos e veterinários

Os procedimentos em clínicas veterinárias devem ser precedidos, dependendo das necessidades: – testes em animais (incluindo testes de laboratório), – análise das condições do ambiente de criação, – análise da nutrição animal, – análise da higiene e tecnologia da produção animal e dos alimentos, – diagnóstico da situação epizoótica. Um veterinário não pode exercer atividades profissionais sob a influência de álcool, drogas ou outras substâncias com efeito intoxicante.

O veterinário é obrigado a informar o proprietário ou tutor do animal de forma compreensível sobre o diagnóstico, prognóstico, tratamento pretendido e riscos e custos associados, sobre a expectativa de utilidade e qualidade de vida do animal após o seu tratamento, e ainda obter o consentimento do proprietário ou responsável em relação às atividades planejadas.

O veterinário pode solicitar autorização escrita do proprietário ou tutor do animal para a realização dos procedimentos. O veterinário que não puder tratar ou deva abster-se de tratar um animal doente deve indicar ao proprietário ou responsável pelo animal a possibilidade de obter ajuda de outro veterinário.

1. O veterinário, ao cuidar de animal doente, assegura a continuidade do tratamento ou indica outro veterinário que continuará o tratamento em seu lugar. 2. O veterinário que tenha tratado o animal até ao momento obriga-se, a pedido do médico que está a tratar deste animal, a fornecer-lhe todos os dados e cópias de documentos relativos ao desenrolar do tratamento anterior. https://www.hospitalpopularveterinario.com.br/neurologia